segunda-feira, 19 de março de 2018

Maroto Indica #06: Between Flowers and Paperwork




Autora: Luana Paim dos Santos
User: kissingthescarlet
Gênero: Slice of life e Romance
Status: Em Andamento
Sinopse: 
Between Flowers and Paperwork é uma estória sobre amor e amizade, onde um não pode existir realmente sem o outro.
Mesmo tendo se visto apenas uma vez antes daquela noite de primavera, um jovem advogado apaixona-se por um encantador florista com um segredo muito bem guardado em seu coração partido. Sob o efeito de um delicioso whiskey, aquela noite foi o estopim para sentimentos conflituosos e uma paixão sorrateira. Um beijo casto impulsivo com sabor de álcool e cerejas pode ser tudo o que uma amizade precisava para acontecer, havendo sempre a esperança de algo mais.

Uma brisa refrescante em meio aos clichês românticos.

É como posso começar descrevendo essa história simples, cativante e ousada que mistura de forma sóbria, dois gêneros muito vistos nas plataformas de leitura mesmo que quem esteja escrevendo não faça idéia do que seja Slice of life.

Em termos populares, Slice of life nada mais é que um estilo utilizado para narrar acontecimentos cotidianos da vida de um ou demais personagens. É um gênero de alicerce muito comum, onde na maioria dos casos tende a reinar características como a calma e a lentidão, com as quais uma história deste gênero tende a passar.

Muito utilizado em animes, esse gênero vive uma relação de amor e ódio entre os leitores por muitas vezes, transformar uma narrativa atraente em algo preguiçoso, lento e contraproducente, pois não permite que a personagem evolua ou sofra alterações externas que a mude de cenários.

Ao mesclá-lo com o romance, a autora conseguiu impor uma motivação que impulsionará as personalidades envolvidas à evolução e superação de seus problemas pessoais, tornando o mar de marasmo que a observação cotidiana consequentemente seria em algo agitado e mutável.

Foi com entusiasmo que acompanhei a apresentação da personalidade de cada personagem envolvida na trama assim como o desenvolvimento do triângulo amoroso e as motivações de Jade na recusa em ceder aos seus impulsos carnais.

Senti-me verdadeiramente empática a seu sofrimento no momento da revelação do passado e não pude segurar a sensação de que a atitude precipitada de Rafael em uma única noite irá gerar problemas futuros bem difíceis de ser superado (eu gritei muito com ele nesse momento, confesso).

A autora consegue, com eficácia, transportar o leitor para cada momento e sensação da narrativa de uma forma sutil e corajosa. Mas nenhuma história, por mais cativante que possa parecer está livre de ressalvas.

Between Flowers and Paperwork necessita de algumas revisões nos setores da concordância, pontuação, ortografia e desenvolvimento estrutural. Há muitas repetições desnecessárias de fatos, nomes e lugares que tornam a leitura cansativa em alguns momentos.

Vale ressaltar que há um aviso da autora logo no início das postagens sobre a trama estar passando por mudanças estruturais, então creio que dentro em breve esses problemas relatados irão estar resolvidos. 

Deixo aqui anotado a nossa disposição em auxiliar no processo (aviso estendido a todos os autores que acompanham Luana ou leitores que querem indicar obras para indicação). Para isso, basta acionar o livro de beta reader na página da editora. 

Outro ponto que me causou certo incômodo foi a questão da mistura de expressões estrangeiras com as portuguesas, principalmente na cena em que Jade conhece o pai de um de seus pretendentes. A meu ver, essa mescla de idiomas torna a história menos crível, pois um bom desenvolvimento de diálogo deve respeitar a opção do idioma do escritor. 

No mais, recomendo a história a todos os leitores que almejam um romance diferente e totalmente ousado. A história de Jade é algo sensível, intimista e muito cativante. Garanto que não irão se arrepender.

Resenhado por CarlaOliveira29.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Siga @EditoraMarotagem